Impressões Fine Art


Informações sobre impressões Fine Art e quadros decorativos das minhas fotografias.

A impressão jato de tinta evoluiu bastante e se tornou um processo com alta qualidade e durabilidade. Atualmente existem modelos projetados especialmente para a produção de obras de arte alimentadas com tintas específicas e papéis nobres (100% algodão). O resultado impressiona e produz impressões que podem sobreviver a mais de um século, se adequadamente manuseadas.

Enquanto as impressoras convencionais em sua maioria usam apenas 4 cores (ciano, magenta, amarelo e preto), as impressoras profissionais utilizam uma variedade muito maior. São 12 tipos diferentes de tinta, incluindo dois tipos de preto e uma espécie de verniz. O resultado é que as impressões podem alcançar cores impossíveis de se obter em outros tipos de impressão digital. As cores também são altamente duráveis, pelo fato das tintas serem baseadas em pigmentos, não em corantes. Pigmentos minerais são colorantes mais estáveis quimicamente e resistentes à ação do tempo, embora sejam muito mais caros e exijam maior cuidado na utilização do que os corantes.

Os papéis usados nesse tipo de impressão precisam atender a diversas exigências de consistência, durabilidade e composição. Para as minhas imagens Fine Art eu optei pelo famoso Hahnemühle e para as imagens decorativas eu optei pelo Canson que apesar de não ser 100% algodão é um papel de excelente qualidade e durabilidade garantida.

Bem emoldurada e adequadamente manuseada, uma impressão Fine Art tem grande durabilidade, sendo um produto bastante interessante para decoração, coleções e mesmo como documentos familiares de longa vida. Todo papel é frágil se for exposto por longos períodos em condições inadequadas e mesmo a tinta mais permanente sofre se não for iluminada de acordo com recomendações técnicas para sua preservação. Por isso a fotografia em moldura deve ser exposta por períodos e condições de luz controlada, mantendo a fotografia longe de luz intensa e direta, poeira e umidade.

Para a moldura, recomendo que a fotografia seja montada em um passpartout de papel de Ph neutro, vidro antirreflexo e/ou com filtro de raios UV. A base da moldura desmontável deve ser protegida com papelão de Ph neutro.


Fale comigo:


Gostaria de um dos meu trabalhos decorando a sua parede?

  • Thiago Pereira - Thiago Photo Art - Pássaros Reserva